Pular para o conteúdo principal

De onde veio o sobrenome OLIVEIRA



Eu sempre poderei acerca da origem do nome Oliveira. Tudo bem que meu pai assina Oliveira e que o pai dele, o “Vô”, assinava Oliveira. Porém eu sabia que seus antepassados assinavam Meira. Isso porque o irmão do pai se chamava João Meira Neto, o Dão (João Meira de Oliveira Neto). (ainda preciso encontrar documentos com registro do nome do Dão)

Fui encontrar respostas nos livros de registros da Paróquia de Nossa Senhora da Piedade de Rio Espera. Lá, eu descobri que assim como o sobrenome Nogueira, o sobrenome Oliveira foi passado para a geração seguinte pela família da mulher, contrariando o costume da época.  

Fui encontrar respostas, porém encontrei mais perguntas – o que é interessante na genealogia.

Por que colocar no filho o sobrenome da família da mulher?
Era comum isso acontecer?
Em que situações isso poderia acontecer?
Entre outras.


Voltando à origem do sobrenome na nossa família, encontrei alguns registros interessantes. 

Primeiro, no registro de casamento do Vô, encontrei o nome de seus pais.  João Meira de Oliveira e Maria Leandra da Silva Pontes. 

De posse do nome de João Meira de Oliveira , fui tentar encontrar algum registro com seu nome e de seus pais. Encontrei o registro de seu casamento com Maria Leandra da Silva Pontes em 1893.



De posse dos nomes de seus pais, pude verificar o registro de seu nascimento em 12/05/1863
Para confirmar, pode-se verificar a idade na cetidão de casamento. 30 anos. 


Registro de nasimento de João filho de Manoel Roberto Meira e Joanna Carolina

Até aqui Manoel Roberto Meira o sobrenome Meira foi passado adinte. De onde viria o Oliveira?

Encontrei a resposta no registro de casamento de Manoel Roberto Meira e Joanna Carolina da Purificação em 1862. 



O pai de Joanna Carolina da Purificação era 
Antonio Jose d'Oliveira (diferença na grafia)

Agora a pesquisa vai ser em torno de Antonio José d'Oliveira...

Fransciso Romão de Oliveira (Vô)

Comentários

  1. Tens ideia de como localizar Antônio Emílio Meira de Oliveira, nascido em 22/12/1879 (Não sei qual local de Portugal). Veio para o Brasil em torno de 1900 e faleceu em 1934. Casou em 1910(No Rio de Janeiro) com Ermelinda de Miranda.
    Seus pais eram: José Meira de Oliveira e Rosa Pereira Fagundes.
    Desde já gratos pela sua colaboração, abraço de Luís roberto Miranda de Oliveira.(profmir@gmail.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Luis! de posse dos dados que voce me passou, vá ao arquivo público do Rio de Janeiro. Acredito que fica na biblioteca pública da capital e lá voce irá pesquisar os nomes de imigrantes. Voce tbm pode procurar em SP no museu do imigrante, lá voce encontrará muita informação valiosa. Outra forma é começar pelo registro de óbito. Em portugal, voce pode começar pela Torre do Tombo. há um grande acervo de registros lá disponíveis na Internet. Obrigado e qualquer dúvida entra em contato. se eu souber de mais alguma informação lhe mando. abraços e boa sorte na sua busca!

      Excluir
    2. Depois de muito procurar; Encontrei!!!!!
      Nasceu num conselho de Viana do Castelo e pessoalmente consegui cópia de sua certidão.Grande Abraço

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Genealogia dos Dias Nogueira (Nogueira Coelho, Dias Lopes) por Cristiano Milagres

José Dias Nogueira (Major) Nascido em por volta de 1860 *Manoel Dias Nogueira (Major) – Nascido em por volta de 1860. Pais: 1- Manoel Dias Lopes (casado com Francelina Nogueira). Filho de José Dias Lopes (Tenente) e de sua esposa, dona Francisca. 2 - Francelina Nogueira Coelho (Francelina Nogueira) Batizada em 14 de agosto de 1834 na Freguesia de Santo Antônio de Itaverava (pode ser em Itaverava, Catas Altas da Noruega, Lamim, Rio Espera ou Carrapicho). Filha de José Nogueira Coelho e Antônia Severina de Siqueira. Casada com Manoel Dias Lopes. Avós: 3- José Dias Lopes (Tenente), nascido entre 1809 e 1811. Filho do Alferes Manoel Dias Lopes e de Dona Marcelina Angélica de São José. Casado com Dona Francisca, filha do Alferes João Teixeira de Oliveira. Eram moradores no Lamim   em sua fazenda localizada na região denominada o buraco do Peão e tinha também outras benfeitorias. Depois vendeu a sua fazenda ao Tenente José Bento Nogueira Góis, natural de Itaverava.

Casamento: Manoel Roberto Meira e Joanna Carolina da Purificação

http://www.rioespera.com/acervo/casamento/dsc04401.jpg Casamento: Manoel Roberto de Meira e Joanna Carolina da Purificação Filhos: Bemvinda Meira: 24-8-1864 - batismo em 10-11-1864 data: 13 de setembro de 1862 Ele: 54 anos. Filho de José Rodrigues Meira e Theodora Francisca do Nascimento. Nascido e Batizado em Antonio Dias, Ouro Preto. Ela: 22 anos. Filha de Antonio José d'Oliveira e Violanda Maria de Jezus. testemunhas: José Dias Lopes e José Francisco da Silva Pontes. Virus-free. www.avg.com

Duartina Nogueira de Rezende

Duartina Nogueira Esposa do ex-prefeito de Conselheiro Lafaiete, Telésforo Candido de Rezende, Duartina nasceu em Santana dos Montes em 19 de janeiro de 1896. Era filha de Silvero Nogueira Coelho. A família Nogueira Coelho levou seu nome para Rio Espera através do Major Dias Nogueira, filho de Manoel Dias Lopes e Francelina Nogueira. Ela, filha de José Nogueira Coelho também de Santana dos Montes.