Duartina Nogueira
A família Nogueira Coelho levou seu nome para Rio Espera através do Major Dias Nogueira, filho de Manoel Dias Lopes e Francelina Nogueira. Ela, filha de José Nogueira Coelho também de Santana dos Montes.
Procuro publicar aqui conteúdo para pesquisa de de genealogia. São partes das imagens encontradas no portal http://rioespera.com.
Duartina Nogueira Coelho - esposa do ex-Prefeito de Conselheiro Lafaiete Telésforo Cândido de Rezende. No batizado colocaram o nome de sua mãe como sendo Eleonora, quando na verdade era Leonor. Leonor Moreira da Cunha (nome de solteira), da família Moreira da Cunha de Itaverava. Por casamento com Silvério Nogueira Coelho, Leonor Moreira da Cunha passou a assinar Leonor Nogueira Coelho.
ResponderExcluirAinda sobre Duartina Nogueira Coelho, cabe dizer que seu casamento com Telésforo Cândido de Rezende é mais um exemplo de mais uma união entre as famílias Nogueira Coelho e Dias Lopes.
ResponderExcluirTelésforo era filho do Capitão João Cândido de Rezende e de sua esposa Dona Amélia Francisca dos Reis. Dona Amélia Francisca dos Reis por sua vez era filho do casal Capitão Manoel Dias Lopes de Santa Anna e sua esposa Dona Joaquina Francisca dos Reis.
Ou seja, Telésforo Cãndido de Rezende era neto por via materna de um Dias Lopes (Capitão Manoel Dias Lopes de Santa Anna), o mesmo que foi em fins do século XIX o maior e mais rico fazendeiro de toda a região de Lamim, Rio Espera, Catas Altas da Noruega, Itaverava e Joselândia.
Seria Manoel Dias Lopes o mesmo casado com Francelina filha de José Nogueira Coelho ?ou seria esse o pai dele. Pai e filho tiveram o mesmo nome
ResponderExcluirNa verdade não. O Manoel Dias Lopes de Santa Anna, avô do Telésforo Cândido de Rezende e do meu avô João dos Reis Rodrigues Milagres era primo em primeiro grau do Manoel Dias Lopes casado com a Francelina Nogueira.
ResponderExcluir