Pular para o conteúdo principal

Duartina Nogueira de Rezende

Duartina Nogueira



Esposa do ex-prefeito de Conselheiro Lafaiete, Telésforo Candido de Rezende, Duartina nasceu em Santana dos Montes em 19 de janeiro de 1896. Era filha de Silvero Nogueira Coelho.

A família Nogueira Coelho levou seu nome para Rio Espera através do Major Dias Nogueira, filho de Manoel Dias Lopes e Francelina Nogueira. Ela, filha de José Nogueira Coelho também de Santana dos Montes.

Comentários

  1. Duartina Nogueira Coelho - esposa do ex-Prefeito de Conselheiro Lafaiete Telésforo Cândido de Rezende. No batizado colocaram o nome de sua mãe como sendo Eleonora, quando na verdade era Leonor. Leonor Moreira da Cunha (nome de solteira), da família Moreira da Cunha de Itaverava. Por casamento com Silvério Nogueira Coelho, Leonor Moreira da Cunha passou a assinar Leonor Nogueira Coelho.

    ResponderExcluir
  2. Ainda sobre Duartina Nogueira Coelho, cabe dizer que seu casamento com Telésforo Cândido de Rezende é mais um exemplo de mais uma união entre as famílias Nogueira Coelho e Dias Lopes.
    Telésforo era filho do Capitão João Cândido de Rezende e de sua esposa Dona Amélia Francisca dos Reis. Dona Amélia Francisca dos Reis por sua vez era filho do casal Capitão Manoel Dias Lopes de Santa Anna e sua esposa Dona Joaquina Francisca dos Reis.
    Ou seja, Telésforo Cãndido de Rezende era neto por via materna de um Dias Lopes (Capitão Manoel Dias Lopes de Santa Anna), o mesmo que foi em fins do século XIX o maior e mais rico fazendeiro de toda a região de Lamim, Rio Espera, Catas Altas da Noruega, Itaverava e Joselândia.

    ResponderExcluir
  3. Seria Manoel Dias Lopes o mesmo casado com Francelina filha de José Nogueira Coelho ?ou seria esse o pai dele. Pai e filho tiveram o mesmo nome

    ResponderExcluir
  4. Na verdade não. O Manoel Dias Lopes de Santa Anna, avô do Telésforo Cândido de Rezende e do meu avô João dos Reis Rodrigues Milagres era primo em primeiro grau do Manoel Dias Lopes casado com a Francelina Nogueira.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Genealogia dos Dias Nogueira (Nogueira Coelho, Dias Lopes) por Cristiano Milagres

José Dias Nogueira (Major) Nascido em por volta de 1860 *Manoel Dias Nogueira (Major) – Nascido em por volta de 1860. Pais: 1- Manoel Dias Lopes (casado com Francelina Nogueira). Filho de José Dias Lopes (Tenente) e de sua esposa, dona Francisca. 2 - Francelina Nogueira Coelho (Francelina Nogueira) Batizada em 14 de agosto de 1834 na Freguesia de Santo Antônio de Itaverava (pode ser em Itaverava, Catas Altas da Noruega, Lamim, Rio Espera ou Carrapicho). Filha de José Nogueira Coelho e Antônia Severina de Siqueira. Casada com Manoel Dias Lopes. Avós: 3- José Dias Lopes (Tenente), nascido entre 1809 e 1811. Filho do Alferes Manoel Dias Lopes e de Dona Marcelina Angélica de São José. Casado com Dona Francisca, filha do Alferes João Teixeira de Oliveira. Eram moradores no Lamim   em sua fazenda localizada na região denominada o buraco do Peão e tinha também outras benfeitorias. Depois vendeu a sua fazenda ao Tenente José Bento Nogueira Góis, natural de Itaverava.

Casamento: Manoel Roberto Meira e Joanna Carolina da Purificação

http://www.rioespera.com/acervo/casamento/dsc04401.jpg Casamento: Manoel Roberto de Meira e Joanna Carolina da Purificação Filhos: Bemvinda Meira: 24-8-1864 - batismo em 10-11-1864 data: 13 de setembro de 1862 Ele: 54 anos. Filho de José Rodrigues Meira e Theodora Francisca do Nascimento. Nascido e Batizado em Antonio Dias, Ouro Preto. Ela: 22 anos. Filha de Antonio José d'Oliveira e Violanda Maria de Jezus. testemunhas: José Dias Lopes e José Francisco da Silva Pontes. Virus-free. www.avg.com